Circuito Mantiqueira é lançado nacionalmente

terça-feira, 8 de abril de 2008

A cerimônia de lançamento nacional do projeto Circuito Mantiqueira foi realizada na sexta-feira, no Grande Hotel Senac em Campos do Jordão. Na ocasião, a diretoria do Sebrae-SP assinou o convênio com o Convention e Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região, que é o órgão gestor do Circuito Mantiqueira.
O Circuito Mantiqueira é formado por Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, Piquete e São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos).
O consultor geral de turismo do Sebrae-SP, José Bento Desie, foi o primeiro a fazer o uso da palavra, apresentando o Circuito Mantiqueira aos presentes, enfocando seus aspectos con-ceituais e operacionais. Ele lembrou que o Sebrae vê o turismo como um negócio coletivo. "O projeto Circuito Mantiqueira não é do Sebrae. O compromisso e as responsabilidades são de todos, é uma construção coletiva", afirmou, mostrando os exemplos dos circuitos Vale Histórico e Religioso. "Os circuitos turísticos são mais um passo para consolidar o país como destino turístico internacional".
Mesa diretora: A mesa diretora do evento foi formada pelo superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella; diretor da EFCJ, Silvio Camargo, representando o secretário estadual de Esporte e Turismo, Claury Alves da Silva; presidente do Circuito Mantiqueira e prefeito de Santo Antônio do Pinhal, José Augusto de Guarnieri; prefeito de Monteiro Lobato, Sebastião Coelho de Andra-de; prefeito de São Bento do Sapucaí, Osmar Merize; prefeito de Pindamonhangaba; chefe da divisão de turismo da Prefeitura de São José dos Campos, Gisela Teixeira Esteves, representando o prefeito da cidade, Eduardo Cury; presidente do Con-vention e Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região, Hans Otto Taube; gerente executiva do Se-brae-SP, Regina Bartolomei e gerente do Sebrae de Guaratinguetá, Augusto dos Reis Ferreira.
Assinatura: A assinatura do convênio foi feita pelo superintendente do Sebrae, Ricardo Tortorella e presidente do Convention e Visitors Bu-reau de Campos do Jordão e Região, Hans Otto Taube, tendo o presidente do Circuito Mantiqueira, José Au-gusto de Guarnieri, como testemunha.
Focos estratégicos: O Circuito Mantiqueira trabalha o turismo como atividade econômica e de desenvolvimento regional. Para tanto, segue seis focos estratégicos.
Veja:
1 - Formatação de produtos turísticos;
2 - Estrutura de recepção do turista;
3 - Capacitação técnica e gerencial;
4 - Sensibilização e envolvimento da comunidade;
5 - Gestão e qualidade da atividade turística;
6 - Plano de promoção e comercialização.

0 Comments:

GRUPO DE DISCUSSÃO - CIRCUITO MANTIQUEIRA