Turismo inicia oficina com professores da rede municipal de Pindamonhangaba

terça-feira, 11 de março de 2008

A oficina de formação de multiplicadores em turismo, voltada para os professores da Rede Municipal de Ensino, teve início na segunda-feira (10). O Departamento de Turismo, o Convention e Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região e o Sebrae são os responsáveis pelo treinamento.
Realizada com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura, a oficina contou, em seu primeiro dia, com a participação de cerca de 15 professoras de 3a séries e gestoras de escolas dos bairros: Crispim, Vila Prado, Boa Vista, Bela Vista, Terra dos Ipês 2, Mantiqueira, Delta, Cícero Prado, Araretama e Jardim Regina, entre outros.
A abertura do evento foi realizada pela diretora de Turismo, Rebeca Guaragna Guedes, que falou aos presentes, de maneira geral, sobre os atrativos turísticos de nossa cidade, o material informativo de que o departamento dispõe e mostrou o vídeo que é utilizado em feiras e eventos.
A palestrante do dia foi a gerente do Convention e Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região, Roselaine Dantas, que apresentou o Circuito Mantiqueira aos presentes, tirou dúvidas e ainda falou sobre a metodologia de trabalho do Sebrae.
No próximo encontro, a ser realizado na quarta-feira (12), as professoras e gestoras ajudarão na confecção de jogos e cartilha educativos, que serão aplicados com os próprios alunos da Rede Municipal, ainda este ano.
As oficinas para professores são realizadas em dois dias, sendo que nestas quinta e sexta-feiras, o evento será voltado para os professores das 4a séries da Rede Municipal. Sempre das 13h30 às 17h30.
Essa é mais uma ação do projeto de desenvolvimento do turismo regional do Circuito Mantiqueira, que prevê atividades de sensibilização e envolvimento da comunidade nas sete cidades que abrange: Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Piquete, Monteiro Lobato e São José dos Campos (por meio do distrito São Francisco Xavier).
A iniciativa do Departamento de Turismo visa divulgar as belezas naturais, a rica história e os pontos turísticos formatados de Pindamonhangaba para as salas de aula da cidade, acreditando principalmente no potencial de multiplicação de informações por parte dos alunos, junto às suas famílias e amigos.
O próximo passo na formação destes professores como multiplicadores será a realização de visitas técnicas com os professores participantes e seus alunos, aos produtos turísticos formatados de Pindamonhangaba.

Crédito:Fernanda Munhoz

1 Comment:

Recanto Vista Bella said...

Oi Rebbeca e Rose,
Excelente notica a respeito das acoes necessarias para a educacao da comunidade a respeito do Turismo. Hoje na Vanguarda vi materia de Sto Antonio do Pinhal sobre o mesmo assunto. Merece comentarios aqui neste veiculo tambem.
No titulo da materia nao ficou evideniado que este evento de voces foi em PINDA. Parece que foi em CJ...
Um abraco,
Jose Rubens (S.Bento do Sapucai)

GRUPO DE DISCUSSÃO - CIRCUITO MANTIQUEIRA